terça-feira, 11 de março de 2008

Transculturalidade

Uma exposição de arte nipo-brasileira, disponível parcialmente na UOL, é um belo exemplo do que a mistura de culturas pode gerar. Observe as obras e poste seu comentário.


Auto-retrato de Jorge Mori, artista nipo-brasileiro, feito em 1944. Fonte: UOL

7 comentários:

RogÊ disse...

100 anos de imigração japonesa...
Naquele tempo com certeza, deveria ser muito dificil se adaptar numa cultura tão diferente e com valores tão distantes dos deles.
Hoje em dia, é quase impossível disso se repetir...
O avanço midíatico e a velocidade com que as informações circulam... transforma tudo num grande quebra cabeça que vai se juntando...
Talvez hoje não exista mais culturas isoladas... Sofremos todos influências uns dos outros... Até mesmo a China, está se abrindo para o conhecimento universal...
A "Transculturalidade" é uma realidade que permite que sejamos do mundo... As fronteiras se anulam...

PS: Depois passa no meu blog!
Bju!

Andressa Santos disse...

Tenho a convicção que é de suma importância valorizarmos a cultura.Os saberes,valores e costumes nos determinam e é através deles que constituímos nossa identidade.Ainda mais prepoderante é a interação dessas identidades.Descobrir os valores nipônicos,árabes,etc é necessário e interessante.Ainda mais quando se fala em Brasil,que é uma miscelânea de todas as heranças dessas nações.Devemos dar o devido destaque à nossa cultura local,mas não cancelar as adjacentes.Como você mesmo disse,Mirna,devemos agir local e pensar global!Abraços!!!

Leandro Araujo disse...

O Brasil é um país estruturado em sua multiplicidade, a diversidade do nosso país enriquece a nossa vida cultural.As pinturas apresentadas mesclam a rigorosa cultura japonesa com os temas brasileiros.O que mais me fascina são os tons escuros utilizados em todas as pinturas, as pinceladas rebuscadas e o forte apelo sentimental envolvente em todas.É mto bom presenciar essa troca de culturas, pois cenários e temas brasileiros inspiraram artistas japoneses.
Abraçãoo ...

Fersi disse...

Achei muito bacana o interesse desses japoneses pelo Brasil e suas formas de representação desse país. Gostei particularmente das obras coloridas, perfeitas e ao mesmo tempo livres de Tadashi Kaminagai. Seus quadros me passaram a impressão de um Brasil cheio de alegria e belo. Achei interessante também o vídeo sobre a exposição em São Paulo, a presença do mais jovem dos pintores, e a forma como Tadashi fazia suas molduras e se interessava por essa arte.
Acho muito importante que cada lugar tenha a sua própria cultura, mas acho ainda mais importante que as culturas fiquem cada vez mais ligadas formando uma única, global, unindo diferentes modos de vida, pensamentos e artes.
Um abraço Mirna!
Fernanda Carvalho

David Oliveira disse...

Além da fascinante história dos orientais no ocidente, gostaria de pedir a professora Mirna que desenvolva algum Post no Blog sobre as fotografias de artes que desempenhamos no trabalho de exposição na sala. Obrigado!

Mirna Tonus disse...

Obrigada a todos pelos comentários. Quanto ao post, David, teremos uma conversa em sala de aula, assim, todos participam. Abs.

Carlos Júnior disse...

Cultura, uma coisa que engloba a todos, 'e a única coisas que todos independente de onde vem, tem. no caso da cultura japonesa 'e muito impressionante, no Brasil 'e uma das culturas internacionais que mais esta' presente ma vida de muitos, e a arte 'e um dos mais interessantes, pela diversidade de informações que trazem n o seu interior. Hoje muitos falam que a arte esta acabando, mais uma cultura igual a japonesa que conseguiu ensinar a tantos durante esse centenário com certeza vai ficar marcado na historia e na mente de todos. Adorei as pinturas, mais admiro muito as esculturas. Abraços!