quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Viagem pelo Stonehenge

Uma reconstituição em 3D do Stonhenge permite viajar pela grandiosidade dessa obra do Neolítico. Depois de embarcar nessa viagem no tempo, deixe um comentário com suas impressões.

6 comentários:

Rogê disse...

Esse vídeo deixa um ponto de interrogação enorme na minha cabeça. Acho que uma experiência mais fantástica do que essa, só num encontro real mesmo.
Eu acho isso tudo complexo demais e dá pra questionar o tipo de raciocínio e tecnologia que utilizamos atualmente.
Numa época que as linguagens e códigos eram rudimentares, levantar um monumento como esse é realmente espetacular. Tão espetacular que até questiono se é uma obra humana!
As vezes penso que o pensamento da humanidade vive apogeus. São momentos que a criatividade cria novos paradgmas. Eu acredito que esse período da pré-historia foi o mais criativo e o que a humanidade utilizou-se de todas as potencialidades possíveis até chegar as grandes civilizações.
Pensa bem - eles partiram do nada, tecnologia zero!
Nossa falei demais! huahauahuahaua

Andressa Santos disse...

Esse vídeo só vem confirmar que somos reles seres,que dêtem de uma parcela muito mínima de todo o conhecimento existente.É realmente incrível que há milhares de anos atrás,civilizações possuíssem tais noções de matemática,engenharia e astronomia.Como pedras pesando toneladas foram ornamentadas daquela maneira?O mistério que circunda esse monumento inglês é enorme!Será um portal entre nós e extraterrestres?Um lugar para homenagear deuses?Ou ainda,utilizado somente para rituais religiosos de tribos?Ouvi falar,se estiver errada retifique-me,que através das sombras das pedras eles se orientavam quanto ao horário,ou seja,servia também como um relógio.É...não é a toa que se inclua na lista das maravilhas mundiais!!!Um grande abraço!

ANDRESSA-PP-TURMA 21

Leandro Araujo disse...

A animação em 3D é muito interessante pois apresenta o formato exato de como era o monumento.
Eu já tinha ouvido falar sobre este monumento, porem nao sabia que se localiza na Inglaterra.Achei interessante a funçao dele, pois é a mesma funçao das antigas "piramides" construidas pelos Maias e Astecas.O que mais me deixa "pensativo" é o fato destes povos terem um conhecimento de matemática e astronomia tão avançados.Tambem como a Andressa, gostaria de saber se estes antigos monumentos serviam para orientar os povos( em questao de horario) e tambem gostaria de saber se o Stonehenge tem alguma funçao religiosa, como outros monumentos.

Unknown disse...

Excelentes os comentários.

Algumas informações sobre o Stonehenge (na net, tem muitas versoes que confirmam o uso do Stonehenge como calendário). Uma delas:
- "O monumento de Stonehenge, situado na Inglaterra e construído há cerca de 2500 anos a.C., revela um método sofisticado de calcular o calendário, assinalando solstícios e equinócios com precisão".
O monumento também tem relação com a religião, provavelmente relacionada ao sol e à lua, segundo alguns estudiosos da área.

Continuem participando. Nada é mais rico que essa interação.

Abs.

David Oliveira disse...

É magnífico a forma que os estudiosos estão encontrando dia-a-dia para apresentar ao mundo estes monumentos. Achei legal a interatividade na "viagem" onde somos os guias. Stonehenge,com certeza, é uma obra para refletirmos, como disseram Rogê e Andressa, será que realmente tinhamos tecnologia de tamanha precisão como está marcado a orientação das pedras. O interessante do que pesquisei, é que o "Altar Stone" está alinhado diretamente ao Leste, onde por sua vez duas pedras fazem o papel de portal da luz solar logo no amanhecer, e o mais intrigante é que isso acontece causando uma imagem de sobra que se analisado no contexto tridimensional, veremos uma "nave" com todos os angulos relatados por testemunhas de OVNI's. Verifiquem a figura no site http://web.mit.edu/mna/Public/stonehenge_416.gif

Mirna Tonus disse...

Muito interessante a observação, David. Obrigada pela contribuição.
Abs.